O ambiente triste da floresta de inverno, com seus galhos secos quase mortos, tornam-se a tradução perfeita para a garota que olha para baixo pensativa, reflexiva. A vivacidade do grafite no muro se torna a explosão colorida emitida pelo sorriso do garoto um tanto quanto tímido, assim como as luzes lúdicas de neon da danceteria emitem o mesmo sentimento dos frequentadores da vida noturna.

"Sobre/Posição” neste conjunto é a junção do indivíduo retratado ao seu ambiente. Tudo começa com a vontade de produzir e expor retratos de uma maneira peculiar. A sobreposição do ambiente ao personagem da foto torna-se uma adição a narrativa do retrato, dando ao espectador informações a mais para melhor entender cada imagem, mas sempre se preocupando em não suprir informações demasiadas, deixando nas mãos de cada um a construção completa da narrativa do retrato.

Na busca de experimentar diferentes técnicas para obter resultados semelhantes, este projeto foi realizado de três maneiras distintas.

Em um primeiro momento as sobreposições foram feitas na etapa final do processo de criação da imagem: a elaboração da cópia final.

Utilizando dois diferentes negativos expostos sobre o mesmo papel fotográfico, somente uma imagem final é concretizada. Essa, por sua vez, torna-se única, dificilmente reproduzida da mesma forma. O fascínio nesta técnica é que o momento decisivo agora também faz parte da criação da obra final. Sem esquecer do elemento surpresa, preocupação constante na elaboração deste projeto.

O elemento surpresa esteve presente de uma forma mais forte na criação de imagens utilizando filme 120mm e uma câmera Holga. Com a possibilidade de retratar uma pessoa e logo em seguida o seu ambiente, a adição do indivíduo ao local torna-se quase que imediata neste caso. Porém com um pouco menos de controle no enquadramento de uma imagem em relação a outra, o elemento surpresa se torna parte vital neste processo, já que só se pode supor o resultado final, afirmá-lo somente com o filme revelado.

O elemento surpresa perde sua força no processo digital, porém ganha-se a habilidade de criar elementos novos com uma facilidade maior. O ponto de luz, por exemplo, pode parecer brotar diretamente da boca do garoto.

O resultado final de “Sobre/Posição” é uma imagem que cria uma narrativa quase que cinematográfica, em que a junção de duas fotos distintas torna um único resultado final um pouco mais completo. 

Using Format